Arquitetura: Parques

Acesse o menu de Arquitetura e aprecie o seu conteúdo.

Colunistas:

Conheça nossa equipe, saiba sobre o que cada um escreve em suas colunas.

Cursos:

Várias Vídeo Aulas com cursos de graça para você aprimorar o seu desenho.

Arquitetura: Eventos

Lista de diversos eventos relacionados com Arquitetura.

Sketchup Plugins

Turbine o seu Sketchup com os diversos plugins.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Arquiteto, engenheiro, decorador?


De acordo com a Lei 5.194 de 25 de Dezembro de 1966 e pela resolução 218 de 29 de Junho de 1973 do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, na área das edificações urbanas tanto o Engenheiro quanto o Arquiteto tem as mesmas atribuições profissionais.


Segundo o arquiteto Gilmar Lima, a atuação do arquiteto é mais humanista e interpretativa das necessidades e atividades humanas que a engenharia, e pode se iniciar antes mesmo da elaboração de um projeto, pois sua assessoria já se inicia na detecção de necessidades e carências, escolha do terreno, a supervisão dos serviços preliminares e planejamento. Na nossa ótica um depende de outro, e ambos possuem uma importante e distinta função social, mas deveriam ter suas atribuições mais próximas de suas formações profissionais, amparadas por lei.


O arquiteto e urbanista tem exclusividade para trabalhos relativos a planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural, enquanto o engenheiro o tem para obras relacionadas à infraestrutura (estradas, pontes, portos etc.).


Agora, compare a grade curricular de cada curso (tendo como base minha cidade, Santa Maria RS):


Arquitetura & Urbanismo - 6 anos na UFSM e 5 na Unifra, peguei a grade da Unifra - http://www.unifra.br/cursos/disciplinas.asp?curs=32&grad=Arquitetura%20e%20Urbanismo&endereco=arquitetura



Decoração - tem cursos de 2 meses e até de 4 anos. Organiza os ambientes estéticamente (estes não podem modificar partes estruturais do edifício sem consentimento de um profissional da construção civil). Segundo o MEC, sem currículo aprovado.



Fica claro, então, que arquiteto não é decorador e nem, muito menos, engenheiro frustrado. Ele calcula, lê milhares de normas e não simplesmente faz um desenho e entrega um rabisco na mão do engenheiro para que este resolva tudo como prega o pensamento popular.


Se quiser fazer arquitetura porque desenha bem, então acho melhor você ir para o curso de artes!



Té a próxima, gurizada!


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More