Arquitetura: Parques

Acesse o menu de Arquitetura e aprecie o seu conteúdo.

Colunistas:

Conheça nossa equipe, saiba sobre o que cada um escreve em suas colunas.

Cursos:

Várias Vídeo Aulas com cursos de graça para você aprimorar o seu desenho.

Arquitetura: Eventos

Lista de diversos eventos relacionados com Arquitetura.

Sketchup Plugins

Turbine o seu Sketchup com os diversos plugins.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Evento: 1º Arq!Tour Curvas da Favela de Heliópolis

Apps: iOS: SightSpace 3D (Sketchup)

Apps: iOS: SightSpace 3D (Sketchup)


SightSpace 3D
TAMANHO: 0,6M 
PREÇO: $14,99


SightSpace ™ 3D permite a visualização de modelos Google SketchUp ™ em aparelhos móveis como celulares e tablets da Apple.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Apps: Android: AutoCAD WS

Apps: Android: AutoCAD WS



AutoCAD WS
TAMANHO: 5,8M 
PREÇO: Gratuito


Acesse seus desenhos CAD em qualquer lugar com seu Celular ou Tablet Android.

Sketchup Plugins: Toggle Units

Sketchup Plugin Toggle Units
por
Matt666
Este Plugin é simples de explicar, ele lhe permite mudar rapidamente as unidades do desenho através de uma barra.
------------------------------------------------------------------------
Instalação:
------------------------------------------------------------------------
• Toggle Units é grátis, você pode baixá-lo aqui.
• Para instalar, basta extrair o arquivo na pasta Plugins.
(Ex.: C:\Arquivos de programas\Google\Google SketchUp 8\Plugins)
------------------------------------------------------------------------
Como Funciona:
------------------------------------------------------------------------
O Plugin vai habilitar no menu Plugins e no menu View/Toolbar a opção Toggle Units:

------------------------------------------------------------------------
A Barra:

Para mudar os botões da barra, use a opção Toolbar manager do menu acima:


Você pode escolher os botões que quer na barra:
------------------------------------------------------------------------
Link do lugar original:

Vídeos: Google Sketchup 3D Basecamp 2008 e 2010

Olá Pessoal, estive ausente durante um período, pois surgiram muitos trabalhos com certa urgência, e praticamente não tive tempo de nada, mas agora estou voltando, e já devo fazer a última aula do Curso de Planta Humanizada.
Deixo como post, algo já antigo, mas ainda não constava aqui no blog, que são os vídeos do 
Evento 3D Basecamp do Google.



Neste site de 2008, existe um conteúdo muito grande de vídeos, dicas bem interessantes.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Abertura de fornada.





Saiba mais sobre o NOBORIGAMA ateliesj@uol.com.br

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cinema de Cerâmica.

Inhotim promove Mostra de Cinema de Cerâmica


08/09/2011

Um festival que reúne registros da produção de cerâmicas e esculturas em vídeos-documentários será realizado nesta sexta (09) às 13h, no Instituto Inhotim. A Mostra de Cinema de Cerâmica 2011 faz parte de uma parceria da diretoria de Inclusão e Cidadania do Inhotim com a Cerâmica ArteMinas, instalada em Brumadinho (MG), e tem o objetivo de promover o desenvolvimento do turismo na região de Brumadinho, um dos pólos de artesanato de Minas Gerais.


O evento vai contar com a participação da ceramista Heloísa Alvim, autora de diversos documentários sobre a arte rodados na França e em várias partes do mundo. Heloísa também já participou de exposições no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong e França. Os documentários apresentados registram os processos de criação e produção de cerâmicas e esculturas de países como França, Peru e China. A ceramista Heloísa Alvim fez a seleção dos vídeos e vai debater sobre eles com os participantes.


"Artesãs de Brumadinho e região participarão do evento, um momento de troca de experiência, diálogo, trabalhos manuais e em especial o trabalho em cerâmica", conta a integrante da diretoria de Inclusão e Cidadania do Inhotim, Juliana Oliveira. Durante a Mostra, que vai acontecer no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx, ceramistas de Brumadinho, selecionados através de um edital, irão expor seus trabalhos para o público presente.


A entrada na Mostra de Cinema de Cerâmica é gratuita para visitantes do Inhotim. A entrada no Inhotim custa R$ 20.


Mostra de Cinema de Cerâmica

Data: 09 de setembro, sexta feira

Local: Inhotim - Brumadinho, MG

Programação:

* 13h - A lição do pássaro 2011 - Leonardo e Heloisa Alvim

* 13h15 - Cerâmica das Minorias Etnicos Du Sul Oeste da China 2009- Lu Bin

* 15h - Ann Van Hoey 2009 - Olga Baerten

* 15h10- Reencontros com a cerâmica da Alemanha 2009- Luc Boury

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Eco Urbanismo


Não é novidade que as nossas cidades vêm crescendo num ritmo absurdamente preocupante. E não falo de uma mudança boa, mas do caos urbano contemporâneo.
Caos, destaco.
desconheço o autor dessa imagem*

Esse crescimento desordenado causa um impacto profundo que, com o passar dos anos se intensifica e se desdobra em outra série de fatores como degradação do meio ambiente, vias congestionadas e estabilização de comunidades em zonas precárias e/ou de risco, o que encarece e dificulta um planejamento adequado.
O excelente livro Eco urbanismo. Entornos humanos sustentáveis: 60 projetos, de Miguel Ruano, faz referência a projetos que contribuíram para a diminuição do processo de degradação urbana, apresentando formas sustentáveis de resolução de problemas acarretados pela má ocupação e falta de projetos específicos.
Ruano coloca em evidência alguns tópicos e vou postar aqui três deles, resumidamente, com meus comentários pessoais. Sugiro que vocês peguem o livro,ou comprem, enfim. Ele vale muito à pena tanto para a área da Arquitetura e Urbanismo, quanto para cidadãos que pensam em um desenvolvimento sustentável da sua comunidade.

Mobilidade: creio eu que um dos maiores problemas da atualidade: deslocar-se. Os carros produzem poluição e congestionamento, além de terem custos altos de manutenção. É necessário um estímulo para que as pessoas possam deslocar-se a pé ou usarem meios de transporte menos poluentes, mas como a maioria não se sente segura para abrir mão do conforto de sair com seu carro para ir num lugar que fica duas quadras adiante, acredito que esse problema só pode ser amenizado proporcionando uma maior sensação de segurança e melhor infraestrutura para que estas possam encontrar prazer durante o passeio.
Neste quesito, the urban brazilian Oscar goes to... Curitiba, que não é perfeita mas tem feito a linha moderninha com um plano diretor completo ( e aprovado).

*Particularmente, adoro Curitiba. Mas acho que falta um "quê" de metrópole pra que ela pareça, realmente, uma capital. Não que isso seja ruim...
Estações-tubo: um dos pontos fortes do planejamento da capital paranaense.
Participação: participação da comunidade é uma das soluções que o autor aborda. Os profissionais arquitetos e urbanistas precisam da opinião e de pesquisas realizadas com os habitantes que serão atingidos através do projeto. Com a colaboração da comunidade, então, pode-se traçar um plano que realmente supra as necessidades locais. A pesquisa será o ponto de partida para a elaboração do projeto para a área.
Um exemplo que deu certo foi na ecocidade de Halifax, situada em Adelaide, Austrália, onde foi realizado um projeto de reurbanização em um terreno contaminado de 2,4 hectares. O projeto faz um mix de desenvolvimento ecológico e urbano, contendo cerca de 400 residências, e utiliza energia solar e reaproveitamento de águas pluviais. Carros estão excluídos do projeto. Todos os percursos são feitos a pé ou de bicicleta e privilegia materiais sustentáveis e eficientes.
Clique aí pra ampliar!

*Não encontrei dados atuais sobre o projeto, apenas essePedido de Suporte ao projeto, que o explica, e esse site australiano sobre Ecologia Urbana, onde há material disponível sobre eco cities.




Revitalização: A maior dificuldade de hoje é encontrar terrenos virgens para colocarmos em prática os conceitos de sustentabilidade. O que se sugere, e o que é realmente necessário, é que passemos a pensar nas soluções para as áreas construídas, em projetos de revitalização e em melhorias no nosso tecido urbano já esgotado.


Seattle é conhecida como a cidade sede da Microsoft e de outras companhias tecnológicas. Mas, além disso, a cidade também obteve o título de Cidade mais Habitável dos EUA e também ocupou o primeiro lugar no quesito Qualidade de Vida. Também se considera Seattle como um modelo de desenvolvimento urbano sustentável desde 1994, quando foi adotado o plano “Towards a Sustainable Seattle” para controlar o crescimento. Como programa inicial foi buscado qualidade de vida, reciclagem e transporte por meio de bicicletas.
Seattle
Quem se interessou por Seattle pode fazer um Tour Virtual, tendo acesso a vários pontos interessantes da cidade.



Às vezes não é preciso uma grande e cara solução para nossa localidade, com pequenos atos e mudanças de hábitos já podemos melhorar, e muito, nossa qualidade de vida.

Se você mora em um dos lugares citados e quer dar sua opinião direta, poste um comentário, será muito bem-vindo!

Feito o post!
Abraços

*se você é o autor de alguma das imagens que postei aqui, por favor reivindique a autoria e eu faço a referência.

*RUANO, Miguel. Ecourbanismo. entornos humanos sustentáveis: 60 projetos. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 1999



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More