Arquitetura: Parques

Acesse o menu de Arquitetura e aprecie o seu conteúdo.

Colunistas:

Conheça nossa equipe, saiba sobre o que cada um escreve em suas colunas.

Cursos:

Várias Vídeo Aulas com cursos de graça para você aprimorar o seu desenho.

Arquitetura: Eventos

Lista de diversos eventos relacionados com Arquitetura.

Sketchup Plugins

Turbine o seu Sketchup com os diversos plugins.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Circuito das Artes - Jardim Botânico - 2011



Nesta 15ª edição, o Circuito acontece em dois finais de semana: dias 20 e 21 e logo em seguida, 27 e 28 de agosto. Nesse período além de abrir os ateliês do bairro para visitação, acontecerão também, palestras, workshops, oficinas, apresentações musicais e a realização de um monólogo confirmando a vocação do circuito de englobar não somente as artes plásticas, mas toda e qualquer manifestação artística. Um evento que, a cada ano, evolui em qualidade, abrangência e dimensão, como se o oxigênio, o verde e a tranqüilidade do Jardim Botânico fornecessem a inspiração para que esta idéia pudesse crescer.

Durante os quatro dias de abertura dos ateliês, o 15º Circuito das Artes do Jardim Botânico contará com a participação de mais de 90 artistas, num total superior a 50 ateliês e estúdios que estarão abertos de 12h às 20h, com um volume de obras de artes que ultrapassa 9.000 peças de altíssima qualidade.

As exposições dos artistas variam entre pintura, escultura, gravura, aquarela, mosaico, design de móveis, cerâmica, fotografia, desenho, design de jóias, instalações, objetos contemporâneos, tecidos exclusivos para decoração e vestuário, moda, peças utilitárias e acessórios.

Este ano o Circuito terá uma abertura diferente com
VIK MUNIZ fazendo um interessante DEPOIMENTO SOBRE SUA ARTE. No dia 19 de Agosto às 19h no Salão nobre do EAV – Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414. GRATUITO – Distribuição de senhas a partir das 18hs. Tel.: 8860-0846 / 9727-8124.

Outras surpresas nos aguardam no evento como a CYCLOPHONICA PAISAGEM SONORA DO CIRCUITO:

A Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicletas em parceria com o Circuito das Artes, realizará uma performance, percorrendo as ruas do Circuito, visitando sonoramente vários ateliês e tocando músicas de diversos gêneros, que dialogam com as artes plásticas e com o bairro. Dia: 21 de agosto
Saída: às 15h da esquina das ruas Lopes Quintas e Corcovado Final: às 17h no Largo Otto Lara Rezende (esquina das Ruas Jardim Botânico e Pacheco Leão)
Tel.: 9358-8877 – www.cyclophonica.blogspot.com

Palestras importantes movimentarão o Tablado: “Criatividade” com a participação da atriz e atual Presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Carla Camurati e o psicanalista, José Outeiral, seguida do Monólogo “A Cabeça de Camille Claudel” e a palestra “A Potência Transformadora da Arte” com o físico Luiz Alberto Oliveira e a Artista plástica, Ana Cristina Nadruz – dias 21 e 28 de agosto respectivamente,
às 17:30h.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Evento: 1º Arq!Tour Galerias de Design

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Luminárias de Xícaras

Olá,

Eu sou a Priscilla e este é o meu primeiro post aqui no ArcTecArt. Vou aparecer por aqui com ideias, achados e inspirações de arquitetura e design de interiores – desde teorias sobre o assunto até objetos decorativos e composição de ambientes.

Aliás, quero deixar registrado aqui que estou muito contente em fazer parte dessa equipe. Espero poder acrescentar ainda mais a este site super referência e compartilhar muitas inspirações com os seus leitores.


Luminárias de xícaras



Para começar, que tal um toque de luz na cozinha ou na sala de jantar usando louças do seu próprio jogo de chá?


A divertida ideia pode render um quê especial e retrô ao ambiente ou, até mesmo, criar um ar mais descolado e moderno com a mistura de diversos modelos de louças.


A xícara invertida com um saquinho de chá como interruptor é projeto designer alemão Jan Bernstein e é chamada de Teelight


Também dá pra fazer com copos ou vidros de compotas. Ou ainda com escorredor e cestas.


 

E até inventar e criar abajures no tema das xícaras para a sala de jantar.


Existem também as soluções mais simples, como essas expostas em uma exposição de reciclados em Londres: o uso de garrafas, como fez Yoon Bahk, que utilizou a parte superior das garrafas de vinho para criar o pendente Drunk.


Aqui Lizzie Lee deu uma nova cara para garrafas plásticas de leite, fundindo-as com renda.


Tea Um Kim também utilizou garrafas pet. Elas foram revestidas por meia-calça e transformam-se em luminárias.

 

Reutilizar e inovar, esse conceito é mais que atual.
Até a próxima!

domingo, 21 de agosto de 2011

Cerâmica: Tina Vlassopulos

Tina Vlassopulos
Vejam o trabalho maravilhoso da artista Tina Vlassopulos de Londres. 


ou pelo fecebook : 

e algumas peças estão a venda pelo site : 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Evento: 1º Arquiday Show Recife

1º Arquiday Show Recife

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Evento: Abertura de Fornada - CUNHA

Abertura de Fornada - CUNHA

A Abertura de Fornada e a retirada das cerâmicas vitrificadas do Forno Noborigama depois de esfriamento de 3 dias da queima à lenha em alta temperatura, (1.400ºC), é uma experiência inesquecível, sempre coroada de surpresas, júbilo e encantamento compartilhado 

03 Setembro 2011 - sábado
Semana da Independência
Abertura das câmaras às 10, 12, 14 e 16 horas

Entrada Franca. Não é necessário fazer inscrição



Cerâmica: As naves espaciais e a cerâmica

As naves espaciais e a cerâmica
O Ônibus Espacial é constituído por três partes: o veículo reutilizável, um tanque externo e dois foguetes propulsores de combustível sólido. O ônibus Espacial é operado por motores traseiros e 44 mini-jatos de controle de órbita. A decolagem é feita na vertical, auxiliada pelos foguetes e pousa como avião (em uma pista convencional).
Discovery em órbita
O veículo reutilizável possui asas em formato delta largo. É composto por uma estrutura de alumínio, sendo coberto/revestido por uma superfície de isolamento reutilizável, em formas de placas cerâmicas adensadas, cor preto, estas placas resistem aos 2.500 graus celsius da reentrada e são peças únicas projetadas uma à uma , individualmente por computador e coladas manualmente com um adesivo térmico especial ao corpo da espaçonave , em especial no Nariz e Bordos de ataque das asas e leme. 
O nariz, parte das asas e toda a parte inferior da nave estão cobertos por pequenas peças de cerâmica, a fim de resistir à elevada temperatura gerada através do atrito com a atmosfera quando o veículo regressa à Terra. Estas peças são numeradas, colocadas manualmente, e não existem duas peças iguais. Os 49 foguetes da nave possuem diferentes funções. Entre as principais funções estão a de descolagem, controle de reentrada e controle de rota.
Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nibus_espacial

sábado, 13 de agosto de 2011

Evento: 1º Arq!Tour Arquitetura Sustentável


1º ARQ!TOUR ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: ON LEED E OFF LEED - 27.08.2011


No dia 27 de agosto, o ARQ!BACANA realiza o 1º ARQ!TOUR Arquitetura Sustentável: On LEED e Off LEED.

A ideia é apresentar aos visitantes duas propostas bem diferentes de construções sustentáveis já realizadas no Brasil. A primeira parada será o famoso Jatobá Green Building, do escritório Aflalo & Gasperini, do outro lado do muro, vamos conhecer uma obra “Off LEED”, o projeto residencial Vila Taguaí, da arquiteta Cristina Xavier.


Curso Planta Humanizada - Vídeo Aula 02

Curso Planta Humanizada - Vídeo Aula 02
Uso dos Softwares: AutoCAD 2011 e CorelDRAW X5


Aula 02

Gerenciador de Objetos (Layers)
Cores
Preenchimento Padrão (Texturas)
Uso de Imagens e Formatar Forma

http://www.youtube.com/watch?v=p5UOekQP3MQ

------------------------------------------------------------------------
Próxima Aula é a última, e vai falar sobre os blocos.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Urbanistas Sufocados

Urbanistas Sufocados

*Texto e fotos extraídos do meu blog pessoal


Rotulado como vilão por grande parte dos estudantes e, por vezes, deixado de lado pelos profissionais que optam por usar apenas metade do seu título: sou arquiteto.
Urbanismo é teoricamente chato e praticamente difícil, dizem.
O gosto pelo urbano não se adquire facilmente. É preciso, antes de tudo, estímulo e coragem para atingir um público maior, variado e para lidar diretamente com a (des) aprovação popular. E se está ruim o povo não perdoa! Calçadas inacessíveis para deficientes, faixas de pedestres que começam num bueiro, aquela rua que é estreita demais para o tráfego que possui, moradias ilegalmente colocadas às margens de rios e por aí vai.


A má notícia para quem quer se divorciar do Urbanismo é que a Arquitetura está para o Urbanismo assim como o Urbanismo está para a Arquitetura. Par perfeito, almas gêmeas. Se fossem gente todos diriam que são carne e unha. Onde está o erro, então?

Sinto que em nossas escolas o que tem prioridade é o ensino de um Urbanismo teórico com planos urbanísticos que como um rolo compressor transformaram cidades inteiras o que nos dá vontade de explodir nossa cidade e refazê-la. Fica claro que urbano exige um maior estudo e esforço por parte do aluno afinal, lidamos com algo planejado em grande escala e em constante uso e mudança. É preciso achar um contraponto, um equilíbrio entre o que projetamos ao decorrer do curso e a viabilidade disso na realidade do Urbanismo brasileiro. Não estaríamos nós, arquitetos e urbanistas, atribuindo pouco valor a algo que pode mudar o meio em que vivemos, o nosso bem estar e a nossa qualidade de vida?



A compreensão do espaço/lugar englobando o sentimentalismo envolvido no que chamamos de Imaginário da Cidade mostra um segmento mais humano em meio a tantas questões técnicas que envolvem o assunto.
O fato é que se continuarmos levando essa parte importante da nossa formação como apenas uma cadeira a mais na faculdade, nossas cidades que já não estão nas melhores condições continuarão nesta mesma condição precária e insuficiente em que se encontram.

Parafraseando meu caro Andrade: Na entrada da garagem tinha um poste. Tinha um poste na entrada da garagem.

Negligência nossa como cidadãos, arquitetos & urbanistas por formação.


Por Melize Calgaroto

Google Chrome 13


Google Chrome 13
Mais uma atualização do Chrome, a versão 13.

O Google lançou a versão 13, com as tradicionais correções de bugs e falhas de segurança, e prometendo mais velocidade.

Novidades:

Instant Pages, mais um recurso para o carregamento antecipado de páginas da internet, fazendo com que sites sejam abertos quase que instantaneamente.

Google Cloud Print (a qual permite que o internauta faça impressões remotas), a exportação direta para PDF.

Omnibox: Aprimoramento de um velha conhecida dos usuários.


Instale agora mesmo a versão 12 acessando o menu e clicando em “Sobre o Google Chrome”.
Ou então faça o download do programa e instale http://www.google.com/chrome/?hl=pt-BR.

Veja aqui a descrição completa das novidades:

Evento: CONFERÊNCIA DE CRIATIVIDADE PIXEL SHOW

CONFERÊNCIA DE CRIATIVIDADE PIXEL SHOW
São Paulo 15 & 16 de Outubro de 2011
R. Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista
São Paulo - SP


Palestras, workshops, feira de arte, exposições, festival de animação, sessões de live painting com artistas consagrados... Não é por acaso que o Pixel Show é o maior evento criativo do país.

Organizado pela Zupi, o evento nasceu em 2005 e atualmente acontece em três lugares do Brasil: São Paulo, Porto Alegre e Recife.

Com uma programação imperdível, o Pixel Show reúne profissionais do mundo das áreas de ilustração, games, concept art, design, animação, cinema, intervenção urbana, fotografia, novas mídias, charges, cartoons, artes plásticas e tecnologia.

Participe desse encontro e venha pensar e discutir a arte contemporânea com os melhores criativos do mercado.

Confira as datas, locais e os palestrantes desse ano. Garanta sua vaga!


Curso de Decoração - CASA CLAUDIA - Aula 04


Curso de Decoração - CASA CLAUDIA - Aula 04
---------------------------------------------------------------
AULA 04
QUARTOS
POR ROBERTO NEGRETE

---------------------------------------------------------------

Como deve ser a cabeceira da sua cama? Até que ponto a tecnologia tem lugar na área de dormir? Existem cores melhores para as paredes neste espaço? Roberto Negrete ensina que a regra é buscar identificação com nosso canto do acolhimento. Mas como fazer isso?

---------------------------------------------------------------

Curso de Decoração - CASA CLAUDIA - Aula 03


Curso de Decoração - CASA CLAUDIA - Aula 03
---------------------------------------------------------------
AULA 03
ESPAÇOS DE TRABALHO EM CASA

POR PATRÍCIA MARTINEZ

---------------------------------------------------------------

Qual o tipo certo de mesa para o seu canto de trabalho? Há medidas especiais? Pode-se escolher qualquer material? E como planejar a iluminação? Essas questões são as que mais incomodam quem precisa trabalhar em casa. Nestes vídeos, gravados no Centro Cultural São Paulo, você descobre a resposta para todas elas.

---------------------------------------------------------------

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Cerâmica Marajoara.

Cerâmica Marajoara

Os índios de Marajó faziam peças utilitárias e decorativas. Confeccionavam vasilhas, potes, urnas funerárias, apitos, chocalhos machados, bonecas de criança, cachimbos, estatuetas, porta-veneno para as flechas, tangas (tapa-sexo usado para cobrir as genitália das moças) – talvez as únicas, não só na América mas em todo o mundo, feitas de cerâmica. 
Os objetos eram zoomorfizados (representação de animais) ou antropomorfizados (forma semelhante ao homem ou parte dele), mas também poderiam misturar as duas formas-zooantropomorfos. 

Visando aumentar a resistência do barro eram agregadas outras substâncias-minerais ou vegetais: cinzas de cascas de árvores e de ossos, pó de pedra e concha e o cauixi-uma esponja silicosa que recobre a raiz de árvores, permanentemente submersas. 

As peças eram acromáticas (sem uso de cor na decoração, só a tonalidade do barro queimado) e cromáticas. A coloração era obtida com o uso de engobes (barro em estado líquido) e com pigmentos de origem vegetal. Para o tom vermelho usavam o urucum, para o branco o caulim, para o preto o jenipapo, além do carvão e da fuligem. 
Depois de queimada, em forno de buraco ou em fogueira a céu aberto, a peça recebia uma espécie de verniz obtido do breu do jutaí, material que propiciava um acabamento lustroso. 

Urna Funerária 

Nas urnas funerárias, os índios colocavam os restos de seus mortos-ossos acompanhados de objetos. Externamente, tais urnas eram decoradas com desenhos gráficos relativos às crenças e aos deuses adorados. 
A decoração da Cerâmica Marajoara era feita com traços gráficos simétricos e harmoniosos, em baixo e alto relevo, entalhes, aplicações e outras técnicas.

A descoberta de artefatos marajoaras é dificultada por ser o solo da ilha extremamente úmido e sujeito a inundações periódicas. Infelizmente, no correr dos anos, muitos objetos encontrados em escavações arqueológicas foram saqueados e até contrabandeados para o exterior - um grave desrespeito ao patrimônio cultural brasileiro.

Hoje em dia o mais importante pólo de resgate da cerâmica marajoara no estado do Pará encontra-se em Icoaraci, localidade próxima à cidade de Belém.
Os artesãos usam o barro colhido nas margens dos igarapés da região, modelam, à mão ou em tornos-de-pé, réplicas, peças utilitárias e decorativas, queimam em rústicos fornos a lenha, decoram com engobes, e usam a técnica de brunir.

Cerâmica Descartável

Cerâmica Descartável

A ceramicista escocesa Rebecca Wilson criou uma solução interessante para quem não gosta de usar jogos de louças por muito tempo ao desenvolver uma divertida coleção com prazo de validade. Para o desenvolvimento da técnica, a barbotina, espécie de argila que, em contato com a água, ganha liga e pode ser moldada como o gesso, foi o material utilizado.
Proporcionando uma maneira irreverente de se experienciar novas sensações à mesa, os produtos vêm com estamparias concebidas a partir de decalques para esmaltação e os títulos como “Bite me” (morda-me) são convidativos. Além disso, a inspiração retrô é a tônica dos desenhos, onde corpulentas mocinhas entram em sintonia com frutas e cupkaces.




Para conhecer este e outros trabalhos da ceramicista acesse:

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Evento: 2° ENCONTRO CREA JOVEM - SP

2° ENCONTRO CREA JOVEM - SP


O evento CREA Jovem que será realizado no dia 06 de agosto de 2011 no novo auditório do CREA-SP é um evento para reunir estudantes e recém formados de todo o estado de SP.

Neste evento temos a oportunidade de trocar experiências e fazer novos contatos (network), muito importante para nossa profissão!

Inscrições:

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sorteios: Livro: Sito Arquitetura - Edifícios Culturais

SORTEIO
15/08/2011


Sorteio feito, parabéns para a Diana Lie Alonso!!!
http://apps.facebook.com/sorteie/resultado.php?id=1sI
1 Livro: 
EDIFÍCIOS CULTURAIS/ CENTRO CULTURAL USIMINAS - SITO ARQUITETURA - VOL. 8
Editora : C4 - CRIS CORREA EDITORIAL LTDA
Especialidade : ARQUITETURA
ISBN : 8599353055
ISBN 13 : 9788599353059
Páginas :> 64
Publicação : 2006
Edição : 1º
Encadernação : BROCHURA 

Sinopse:
Para esse volume, foi escolhido o escritório Sito Arquitetura, e seu projeto para o Centro Cultural Usiminas, projeto premiado e referência arquitetônica em sua cidade Ipatinga, Minas Gerais.

Ajude a Divulgar:
Eu quero o livro de Arquitetura que o #ArcTecArt vai sortear no facebook http://migre.me/5p5zD
Obs.: não será realizado sorteio pelas frases no twitter.


Pessoal, para participar do sorteio, tem que entrar na pagina do ArcTecArt no facebook, em promoções e a apertar em Quero Participar!!!


Regras:
1 - O sorteio será no facebook, para quem participar da promoção na página do facebook do ArcTecArt: http://www.facebook.com/ArcTecArt 
2 - Apenas pessoas com endereço no Brasil podem participar;
3 - O resultado será realizado pelo aplicativo do http://sorteie.me no facebook;
4 - O prêmio será enviado pelos correios, sem custos aos participantes;
5 - O ganhador terá que fornecer um e-mail ou local para mensagem, caso não responda em 3 dias, o prêmio passa para o 2º lugar, e assim por diante.
6 - O Sorteio apenas será realizado, se atingir no mínimo 30 participantes.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More