Nesta 15ª edição, o Circuito acontece em dois finais de semana: dias 20 e 21 e logo em seguida, 27 e 28 de agosto. Nesse período além de abrir os ateliês do bairro para visitação, acontecerão também, palestras, workshops, oficinas, apresentações musicais e a realização de um monólogo confirmando a vocação do circuito de englobar não somente as artes plásticas, mas toda e qualquer manifestação artística. Um evento que, a cada ano, evolui em qualidade, abrangência e dimensão, como se o oxigênio, o verde e a tranqüilidade do Jardim Botânico fornecessem a inspiração para que esta idéia pudesse crescer.
Durante os quatro dias de abertura dos ateliês, o 15º Circuito das Artes do Jardim Botânico contará com a participação de mais de 90 artistas, num total superior a 50 ateliês e estúdios que estarão abertos de 12h às 20h, com um volume de obras de artes que ultrapassa 9.000 peças de altíssima qualidade.
As exposições dos artistas variam entre pintura, escultura, gravura, aquarela, mosaico, design de móveis, cerâmica, fotografia, desenho, design de jóias, instalações, objetos contemporâneos, tecidos exclusivos para decoração e vestuário, moda, peças utilitárias e acessórios.
Este ano o Circuito terá uma abertura diferente com
VIK MUNIZ fazendo um interessante DEPOIMENTO SOBRE SUA ARTE. No dia 19 de Agosto às 19h no Salão nobre do EAV – Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414. GRATUITO – Distribuição de senhas a partir das 18hs. Tel.: 8860-0846 / 9727-8124.
Outras surpresas nos aguardam no evento como a CYCLOPHONICA PAISAGEM SONORA DO CIRCUITO:
A Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicletas em parceria com o Circuito das Artes, realizará uma performance, percorrendo as ruas do Circuito, visitando sonoramente vários ateliês e tocando músicas de diversos gêneros, que dialogam com as artes plásticas e com o bairro. Dia: 21 de agosto
Saída: às 15h da esquina das ruas Lopes Quintas e Corcovado Final: às 17h no Largo Otto Lara Rezende (esquina das Ruas Jardim Botânico e Pacheco Leão)
Tel.: 9358-8877 – www.cyclophonica.blogspot.com
Palestras importantes movimentarão o Tablado: “Criatividade” com a participação da atriz e atual Presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Carla Camurati e o psicanalista, José Outeiral, seguida do Monólogo “A Cabeça de Camille Claudel” e a palestra “A Potência Transformadora da Arte” com o físico Luiz Alberto Oliveira e a Artista plástica, Ana Cristina Nadruz – dias 21 e 28 de agosto respectivamente,
às 17:30h.