Arquitetura: Parques

Acesse o menu de Arquitetura e aprecie o seu conteúdo.

Colunistas:

Conheça nossa equipe, saiba sobre o que cada um escreve em suas colunas.

Cursos:

Várias Vídeo Aulas com cursos de graça para você aprimorar o seu desenho.

Arquitetura: Eventos

Lista de diversos eventos relacionados com Arquitetura.

Sketchup Plugins

Turbine o seu Sketchup com os diversos plugins.

domingo, 31 de julho de 2011

Evento: EXPOLAZER 2011

ExpoLazer - 18º Feira Internacional de Piscinas, Spas e Ambientes de Lazer
3 - 6 de Agosto de 2011
Expo Center Norte - São Paulo


Promovida pela Francal Feiras em parceria com a ANAPP – Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins, a EXPOLAZER é a mais importante feira de negócios da América do Sul para os setores de Piscinas, Spas e Acessórios; Decoração; Acabamentos e Arquitetura. Visitada por milhares de profissionais do ramo de construção, decoração, paisagismo e afins, a feira recebe pessoas de todos os Estados brasileiros e de diferentes países que veem no evento uma oportunidade para se atualizar em relação às novas tendências em cores, materiais e tecnologia para seus projetos. A maioria é formada por compradores em busca de realizar negócios com as empresas expositoras e renovar seus showroom para o verão, época em que cresce a demanda pelos produtos e serviços ligados ao lazer outdoor, além de engenheiros e responsáveis pelas áreas de lazer de condomínios, hotéis, resorts, clínicas, clubes, shopping centers e academias.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Curso Planta Humanizada - Vídeo Aula 01

Curso Planta Humanizada - Vídeo Aula 01
Uso dos Softwares: AutoCAD 2011 e CorelDRAW X5


Olá pessoal, mais um curso para vocês.
Confesso que não ficou como eu queria, eu não faço uma programação e nem um script da aula, vou apenas fazendo de cabeça, então acabei cometendo alguns erros durante a gravação, mas como estou um pouco sem tempo de gravar novamente, postei assim mesmo.
Espero que ajude alguém!!!

Aula 01

Preparativos do arquivo DWG
Importação de dwg no CorelDRAW




quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vídeos: Oscar Niemeyer - A Vida É Um Sopro

Oscar Niemeyer - A Vida É Um Sopro

Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos de todos os tempos, conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado.

Gênero: Documentário
Ano/Produção: 2007/Brasil
Duração: 90 min.

Direção: Fabiano Maciel
Elenco: Chico Buarque de Hollanda, Carlos Heitor Cony, Eduardo Galeano, Ferreira Gullar, Eric Hobsbawn, Oscar Niemeyer, Nelson Pereira dos Santos, José Saramago, Mario Soares

Categoria:
Entretenimento
Palavras-chave:
Europa Filmes Oscar Niemeyer Documentário
Licença:
Licença padrão do YouTube




quarta-feira, 27 de julho de 2011

Evento: Construction Expo 2011

Evento: Construction Expo 2011
Feira Internacional de Soluções Para Obras & Infraestrutura
10 a 13 de agosto de 2011
Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo - Brasil

Cadastre-se On-line:

Seminários:



Sketchup Plugins: bimbon - Plugin de Orçamento

Sketchup Plugins: bimbon - Plugin de Orçamento
Produto Nacional!!!

bim.bon é um plugin que orça seu projeto a partir do modelo 3d, no Google SketchUp.

Você fica conectado a mais de 4 mil itens pré-fabricados com modelos 3d e preços atualizados.


Fácil e rápido. bim.bon é uma ferramenta online que conecta você aos materiais construtivos e produtos industrializados de maneira inteligente. Funciona como o Revit e outros softwares BIM, mas plugado e descomplicado.


O site da empresa nacional que desenvolve o programa, conta com tutorial, faq, telefones de contato e muito mais para auxiliar.


O bim.bon será gratuito por um período ainda não definido.
Para baixar:



Curso de Decoração - CASA CLAUDIA - Aula 02

Curso de Decoração - CASA CLAUDIA - Aula 02
---------------------------------------------------------------
AULA 02
MARCENARIA: ARMÁRIOS E ESTANTES

POR PAULA NEDER

---------------------------------------------------------------

O tema, um dos mais relevantes na hora de organizar a casa, foi escolhido para ser a aula 2 do nosso Curso de Decoração Casa Claudia 2011. A arquiteta Paula Neder esclarece dúvidas e fornece ideias práticas (como as melhores medidas para armários, estantes e prateleiras) no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói..

---------------------------------------------------------------

Softwares: Lumion 3D Service Pack 2 e Free

Lumion 3D Service Pack 2 e Free

A Act-3D B.V. apresentou novidades para o Lumion.
Além do lançamento do Service Pack 2, que praticamente é outra versão do software, com várias novidades, também mudou sua forma de "apresentar o produto".

Agora não existe mais versão Demo, e sim uma versão FREE, isso mesmo, agora você pode fazer várias coisas, mas com algumas restrições de "saída e biblioteca" apenas!!! E o software foi dividido em 3 versões: Free, Basic ou Ultimate.

A versão FREE, fica disponível no dia 28/07/2011!

A versão gratuita é quase idêntica, as diferenças são: uma biblioteca de objetos reduzida, um logotipo Lumion na saída e opções de saída restritas. O mais importante é que agora ela permite que você salve o seu projeto. A versão gratuita está disponível no site Lumion e pode ser usada gratuitamente para fins não comerciais.


Service pack 2 é quase como uma versão completamente nova. É embalado com novas funcionalidades e contém muitas coisas novas em comparação com a primeira versão que lançaram em dezembro passado.

Tem árvores extras disponíveis, existem personagens extras em silhueta, existe um shader novo para oceano, há uma nova profundidade de efeito de campo, novas "lens flares", animação de pós-processamento de efeitos e várias mudanças muito importantes foram feitas para melhorar a qualidade.

A Qualidade foi melhorada por meio da otimização de processamento e tecnologia de cor no render. As árvores e outros tipos de vegetacão agora parecem mais naturais na renderização final e os novos efeitos e recursos de animação com o resultado de qualidade de saída muito melhorada.
Lumion agora trabalha com um sistema de licença on-line, eliminando a necessidade de um dongle. Você não precisa se preocupar em perder o dongle e quando você compra o Lumion você pode começar diretamente sem ter que esperar pelo seu pacote no e-mail.

Vários novos recursos são oferecidos como plug-ins. Os plug-ins podem ser ordenados no seu perfil on-line ou você pode atualizar o Lumion para a versão Ultimate para obter todos os plugins de uma vez.
Lumion service pack 2 já está disponível como uma versão Free, Basic ou Ultimate.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Arquitetos: Mies van der Rohe - Documentário BBC

Mies van der Rohe - Documentário BBC
BBC - Documentary - Visions Of  Space - 2003
Mies van der Rohe - Less is More

BBC Documentary - Visions Of  Space - 2003

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Arquitetos: Adolf Loos: Biografia

Biografia: Adolf Loos
Brünn 1870 - Kalksburg 1933


Adolf Loos foi um arquiteto e teórico austríaco, um dos mais importantes representantes da arquitetura moderna

Adolf Loos nasceu em Brunn, na Tchecoslováquia em 1870. Seus estudos na "Royal and Imperial State Technical College" em Rechenberg, Bohemia foram interrompidos por um período de dois anos pelo exército. Depois que ele frequentou a Escola de Tecnologia de Dresden por três anos, ele trabalhou nos EUA como um pedreiro, colocador de piso e um lava-louça. Ele finalmente conseguiu um emprego com o arquiteto Carl Mayreder e em 1897 ele estabeleceu sua própria prática. 


Em 1897, nas páginas de O Neue Freie Presse de Viena, Adolf Loos iniciou uma série de artigos polêmicos, que mais tarde estabeleceu a sua reputação internacional. Adolf Loos não mencionou diretamente a arquitetura em seus escritos. Em vez disso, examinou uma ampla gama de males sociais, que os identificou como os fatores motivadores por trás da luta por uma transformação da vida cotidiana. Seus escritos cada vez mais focados no que considerava como o excesso de decoração, tanto na concepção tradicional vienense como nos produtos mais recentes da Secessão de Viena e o Werkstatte Wiener. 


Em seu ensaio de 1898 intitulado "Principles of Building", Adolf Loos escreveu que o verdadeiro vocabulário da arquitetura está no material em si, e que um edifício deve permanecer "burro" do lado de fora.
Em seu próprio trabalho, Adolf Loos contrastou fachadas austeras, com interiores luxuosos. Bem como Mies van der Rohe , Adolf Loos chegou à redução de arquitetura para uma tautologia puramente técnica que enfatizava a montagem simples de materiais. Este artigo foi seguido pelo ensaio de 1910 intitulado "Arquitetura", no qual Adolf Loos explicou contradições importantes em design: entre o interior e o exterior, o monumento e a casa, e obras de arte e objetos de função.


Para Adolf Loos, a casa não pertencia a arte, porque a casa tem que agradar a todos, ao contrário de uma obra de arte, que não precisa agradar a ninguém. A única exceção, isto é, as únicas construções que pertencem tanto à arte e arquitetura, foram o monumento e a lápide. Adolf Loos sentia que o resto da arquitetura, que por necessidade deve servir a um fim específico, devem ser excluídos do domínio da arte.
Em 1903, Adolf Loos foi editor da revista "Andere Das - Ein Blatt zur Einführung abendländischer Kunst in Österreich"., Na qual ele expressa seus pensamentos, e teorias da arquitetura contemporânea, moda e design.


Em 1908, fez um dos seus trabalhos teóricos mais importantes, ele desenvolveu um conceito de arquitetura funcionalista livre de decoração, que ele considerava como superficial e subjetivo (seu ensaio "Ornament and Crime").
Para Adolf Loos, a falta de ornamento na arquitetura era um sinal de força espiritual. Adolf Loos se refere à ornamentação, em frente excessiva, como penal - não por razões morais abstratas, mas por causa da economia de mão de obra e materiais desperdiçados na civilização industrial moderna.
Adolf Loos argumentava que, como o ornamento já não era mais uma importante manifestação da cultura, o trabalhador dedicado à sua produção não poderia ser pago com um preço justo por seu trabalho. O ensaio rapidamente se tornou um manifesto teórico e um documento-chave na literatura modernista e foi amplamente divulgado no exterior.
Lecionou por vários anos em toda a Europa, mas retornou para a prática em Viena, em 1928.


Adolf Loos ganhou maior notoriedade por seus escritos do que para seus edifícios. Loos queria um método de construção inteligente estabelecida e apoiada pela razão. Ele acreditava que tudo o que não poderia ser justificado por motivos racionais era supérfluo e deveria ser eliminado. Loos recomendou o uso de formas puras para a economia e eficácia. Ele raramente considerava como esta "eficácia" racional poderia corresponder as necessidades humanas.

Loos argumenta contra decoração, apontando para razões econômicas e históricas para o seu desenvolvimento, e por descrever a supressão da decoração como necessária para a regulamentação da paixão. Ele acreditava que essa cultura resultou da renúncia das paixões e que leva o homem à ausência de ornamentação que gera poder espiritual.

Loos atacou o design contemporâneo, bem como o estilo imitativo do século XIX. Ele olhou na decoração contemporânea produzidas em massa, como lixo consumido em massa. Loos agiu como um modelo e um vidente para arquitetos da década de 1920. Sua luta pela liberdade dos estilos decorativos do século XIX conduziu uma campanha para futuros arquitetos.

Para Adolf Loos, o que é belo deve também ser útil.
Em 1922, Adolf Loos foi nomeado para o cargo de arquiteto-chefe do Departamento de Habitação da Comuna de Viena. Seus projetos durante este tempo eram principalmente construções moduladas em torno de layouts simplesmente composta, utilizando a tecnologia de construção básica. Uma organização flexível do interior foram alcançados através do uso de divisórias móveis. Exteriores eram típicos jardins de habitação suburbana, que foram considerados essenciais extensões das habitações, e foram atribuídas prioridades. Adolf Loos logo cresceu desiludido com o seu trabalho como arquiteto-chefe. Como resultado de sua oposição à ideologia então vigente do marxismo austríaco, Adolf Loos renunciou ao cargo no mesmo ano que foi nomeado.


Adolf Loos mudou para a França em 1922. Adolf Loos viveu lá até 1927, dividindo seu tempo entre Paris ea Rivier com viagens freqüentes para a Áustria, Alemanha e Checoslováquia. Adolf Loos foi recebido com entusiasmo pela vanguarda francesa. Seu trabalho intitulado "Ornamento e Crime" foi traduzido em 1920 em Esprit Nouveau, uma publicação editada por Le Corbusier, Dermee Paulo, e Ozenfant. Adolf Loos também exibiu regularmente no d'Automne, e se tornou o primeiro estrangeiro a ser eleito para o seu júri. Adolf Loos construiu algumas das suas obras mais significativas durante este período.

Em 1930, em seu sexagésimo aniversário, Adolf Loos foi oficialmente reconhecido como um mestre da arquitetura. Adolf Loos foi agraciado com uma renda anual pelo presidente da República da Checoslováquia. Seus ensaios foram publicados e coletados no ano seguinte. Adolf Loos morreu em 23 de agosto de 1933 e foi sepultado sob uma lápide simples de seu próprio projeto. Sua contribuição mais significativa para a arquitetura continua seu discurso literário.

Referências
http://www.greatbuildings.com/architects/Adolf_Loos.html
http://www.adolf-loos.com/
http://architect.architecture.sk/adolf-loos-architect/adolf-loos-architect.php

domingo, 24 de julho de 2011

Colunistas





Conheça os colunistas que fazem parte do "site".
Quer ser um deles?
Entre em contato!!!

sábado, 23 de julho de 2011

Google +1


Google +1

Você conhece o "Curtir" do Google? É o botãozinho +1 que já aparece faz um bom tempo nas buscas e em vários lugares, agora com o lançamento do Google +, já mostra que a empresa vem trabalhando na novidade faz tempo, e aos poucos vai implementando.

É muito legal, quando você fizer uma pesquisa, e achar um resultado bom, importante, você simplesmente clica no +1, e pronto. Seus amigos de gmail e conta de perfil do google, quando fizerem pesquisa, vão ter a sua recomendação. Ótimo para estudantes!
Resumidamente é isso!


O Blog tem o seu botão +1 clique e indique aos amigos no menu ao lado direito >>>>>

Google Chrome 12

Google Chrome 12
Mais uma atualização do Chrome, a versão 12.
Diferente de seus concorrentes, que demoram para lançar novas versões, o Chrome está em um ritmo muito rápido, estamos na versão estável 12, e na Beta você já consegue baixar a 14!!! 
Agora você consegue transcrever sua fala em texto apenas com os recursos do HTML5, devido ao uso da API speech input, tente aqui: http://slides.html5rocks.com/#speech-input.

Com a nova forma de acessar a Web Store, você consegue executar os aplicativos diretamente da Omnibox:

E o chrome inova ao lançar uma versão estável com 3D na versão 11, agora na 12 vem com a nova estrutura para a aceleração de CSS tridimensional por meio de hardware, faça testes na página de experimentos:

O Google Instant também está implementado diretamente no navegador, ao digitar endereços.

Novas opções de sincronização também fazem parte da versão 12.

Melhorias no PDF sem plugin, fantástico.

E como sempre, melhorias de Bugs, e melhora do desempenho do navegador!

Instale agora mesmo a versão 12 acessando o menu e clicando em “Sobre o Google Chrome”.
Algumas pessoas que tem a versão 11, estão com problemas para atualizar assim, então faça novamente o download do programa e instale http://www.google.com/chrome/?hl=pt-BR.

Veja aqui a descrição completa das novidades:

YouTube: Novo Layout


Mais uma novidade da correria do google para superar o facebook com sua rede social Google+.

Para isso o Google está apostando na força de todas as suas ferramentas, e vai incorporar todas elas no Google +, com isso está mudando o layout de todos os serviços.

E o teste para o YouTube já pode ser visto e usado, basta acessar http://www.youtube.com/cosmicpanda e clicar no botão Try it out!

E vamos aguardar novas novidades da gigante Google!

Blogger: Novo Layout e Novo Nome


Na onda dos novos Layouts dos Serviços Google, que vão ser todos implementados na nova rede social o Google +, tem as novidades do Blogger!

Com Layout novo, que você pode acessar pelo endereço: http://draft.blogger.com/, pois ainda está em testes, o antigo você entra normalmente como já está acostumado.

A grande novidade está na ferramenta de visualizar os blogs, melhor do que explicar é mostrar, qualquer blog, você pode digitar o seguinte depois do endereço:



Pois bem, além das mudanças que vocês podem ver pela imagem e vídeo abaixo, existem rumores de que o Blogger vai mudar de nome, vai se chamar: Google Blogs:



Google + (plus)


Como fiquei uns dias fora, a notícia não é nova, mas vou postar para ficar no blog!

Para quem não conhece, Google + é a nova rede social do Google, ela chega com algumas novidades para tentar  enfrentar o Facebook.

Ainda está em testes, e como no "velho" início do Orkut, apenas com convite você consegue entrar!

Possui um visual bacana e moderno, e vai tentar conquistar o público, vamos esperar para ver o que acontece.

Junto com o Google Plus, chega uma revolução em todas as ferramentas do google, todas vão sofrer alterações no layout, Blogger, Youtube e assim por diante.

Sketchup Plugins: Hatchfaces

Sketchup Plugin Hatchfaces
por
jolran
Faça "Hatchs" em faces do Sketchup.
É diferente dos materiais "Hatchs" pois ele faz com linhas normais, é uma boa alternativa para várias ocasiões.
------------------------------------------------------------------------
Instalação:
------------------------------------------------------------------------
• Hatchfaces é grátis, você pode baixá-lo aqui.
• Para instalar, basta extrair o arquivo na pasta Plugins.
(Ex.: C:\Arquivos de programas\Google\Google SketchUp 8\Plugins)
------------------------------------------------------------------------
Como Funciona:
------------------------------------------------------------------------
O Plugin vai habilitar no menu View/Toolbars a opção Hatchfaces:
------------------------------------------------------------------------
A Barra:
------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------
Link do lugar original:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More