quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Bê a ba da cerâmica.

segunda parte:

São denominados barros magros os que partem com facilidade quando trabalhados, e barros gordos os que possuem mais maleabilidade-plasticidade.


Deve-se notar que os trabalhos com argila não propiciam resultados imediatos. As etapas são sempre demoradas. Calma e paciência são qualidades que todo ceramista deve ter.


As argilas são colocadas à disposição dos consumidores na forma líquida, em pó e na mais usual - a forma plástica.
Hoje em dia existe no mercado uma variedade enorme de argilas prontas embaladas em blocos, pesando cerca de 10 quilos, algumas até trazidas do exterior, cada uma com características próprias de usos e aplicações.

Argila para ser trabalhada tem que estar úmida, maleável. Se for acondicionada num invólucro de plástico grosso, hermeticamente fechado, sua conservação se dará por longo período de tempo. Aberta a embalagem, a argila deverá ser mantida envolta em plástico e armazenada em recipiente fechado e em lugar fresco. Se isto não ocorrer seu endurecimento se dará em pouco tempo, dificultando seu uso e manuseio.


Caso a argila endureça ela pode ser reciclada sem que perca suas características originais. Para tal deixa-se secar completamente e, em seguida, coloca-se o material, quebrado em pequenos pedaços, num recipiente, cobrindo-o com água. Após alguns dias, a massa resultante, já completamente amolecida, pode ser posta para secar sobre uma placa de gesso ou de madeira. No entanto precisa ser bem amassada para ficar novamente pronta para o uso.
A reciclagem de grandes quantidades pode ser feita com um equipamento chamado Maromba.

2 comentários:

Bacana a dica de recuperar a argila seca ;)

Hi there! This article couldn't be written any better!
Going through this post reminds me of my
previous roommate! He constantly kept talking about this.

I am going to forward this information to him.
Pretty sure he's going to have a great read. Thanks for sharing!


Also visit my blog :: best child custody attorney

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More